Como amenizar os sintomas da depressão com a alimentação

A alimentação tem o poder para nutrir e saciar, o que auxilia na manutenção de um corpo saudável combinando decisões alimentares que estejam adequadas e equilibradas. Essas escolhas envolvem alimentos que vão além de causar saciedade, aliando propriedades fotoquímicas e que atuam de forma benéfica para a nossa saúde, inclusive contra a depressão.

Pode parecer complicado, mas a verdade é de que a alimentação é muito importante na regulação do nosso humor, desde uma fruta de manhã até mesmo aquele sorvete de conforto. Para ter energia no seu dia-a-dia, vale conferir outro material aqui no Cooper Gente.

Benefícios do triptofano

Essas substâncias atua melhorando o humor e oferecendo uma sensação de bem-estar. Ele é um aminoácido essencial, que trabalha na formação da serotonina, neurotransmissor do sistema nervoso central e que, no caso de deficiência, pode ter relação com a depressão.

O triptofano também facilita a comunicação central entre os neurônios, protegendo a serotonina, regulando o humor, controlando a fome e também controlando o sono.

Mas, como conseguimos o triptofano? Alguns alimentos que possuem em sua composição  esse composto: castanhas, amendoim, queijos, carne de frango, ovos, ervilhas, pescados, abacate, banana, couve-flor e batata doce. Recomenda-se o consumo frequente desses alimentos.

Benefícios da cúrcuma

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é uma especiaria milenar, de origem asiática, porém amplamente encontrado em todo território brasileiro. Esse rizoma tem como princípio ativo a curcumima, que é uma substância que atua com efeitos protetores e antidepressivos.

Estudos clínicos apontaram que a curcumina demonstrou benefícios na preservação e diferenciação de novos neurônios e sinapses. Nesse caso, não há relatos de efeitos colaterais comuns em outro fármacos do mercado, como a fluoxetina, que é usada em antidepressivos.

A curcumina tem demonstrado ser um importante fitoquímico, trazendo muitos benefícios à saúde. Disponível na forma de alimento de baixo custo, pode ser consumida como tempero natural, conservante, corante e até mesmo na adição de bebidas refrescantes.

A especiaria tem o consumo indicado no período da manhã, melhorando o humor e a disposição durante o decorrer do dia. Veja uma receita fácil para fazer em casa e aproveitar os benefícios falados por aqui.

Limonada Refrescante com cúrcuma

Ingredientes:

1 litro de água fria

2 limões galegos (ou um tipo de limão de sua preferência)

2 colheres de sopa de açafrão em pó orgânico ou ralado fresco

4 colheres de sopa de mel, açúcar mascavo ou açúcar de coco

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, tomando o suco logo em seguida, para que não ocorra a perda dos nutrientes fitoquímicos presentes na receita.

* Pacientes diagnosticados e em tratamento da depressão não devem interromper a medicação sem orientação ou prescrição médica. Consulte seu médico.

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