Como a alimentação influencia no sono?

Se você anda passando por momentos de insônia, saiba que o que você coloca no prato pode sim interferir na qualidade do seu sono.  Alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas exigem um maior tempo de digestão e isso dificulta a qualidade do sono.

Prejudiciais ao sono

A cafeína também é um vilão para quem deseja dormir bem, pois ela estimula o sistema nervoso central. O mesmo funciona para o chocolate amargo, porque ele possui teobromina e pode aumentar os batimentos cardíacos e prejudicar o sono.

Por outro lado, fazer uma alimentação mais leve e investir em alguns alimentos podem te ajudar a produzir mais melatonina (hormônio do sono) e com isso ter uma noite tranquila. Assim, invista no abacate, própolis, cereja, uva, cevada e abacaxi.

Benéficos ao sono

A banana e as nozes são ótimos lanches antes de dormir, já que possuem triptofano e ajudam a elevar os níveis de serotonina no cérebro, deixando o corpo mais relaxado.

Outra sugestão é tomar uma xícara de chá para induzir um sono de qualidade. Opções como passiflora, melissa e mulungu são coringas nessa ocasião.

Vamos deixar para você uma receita de chá para ter uma boa noite de sono. Aproveite!

Chá para insônia

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de melissa

1 colher (sobremesa) de passiflora

300 ml de água

Preparo:

Ferva a água, desligue o fogo e acrescente as ervas. Abafe por 3 minutos e tome 1 hora antes de dormir.

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