Colesterol: você sabe como controlar?

O colesterol é um tipo de gordura produzida principalmente pelo fígado (produção endógena) e pela alimentação (produção exógena). O colesterol é excretado pelo fígado e pela vesícula biliar. Quando muito concentrado pelo excesso de produção, pode causar pedras na vesícula biliar, o que gera dor e desconforto e muitas vezes necessitam de procedimento cirúrgico.

Níveis elevados do colesterol produzido podem ficar depositados nas paredes dos vasos sanguíneos, causando obstrução das artérias, formando a placa de ateroma, que impede a passagem do sangue, podendo levar a doenças coronarianas.

Apresentar níveis sanguíneos de colesterol muito baixo também não é recomendado, já que o colesterol que ingerimos e produzimos é importante para que inúmeras funções do nosso corpo funcionem adequadamente. O colesterol é necessário para formação das células, produção e armazenamento de energia, secreção de hormônios esteroides e secreção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K que só serão absorvidas na presença de colesterol excretado pela via biliar. Quando o colesterol esta muito reduzido, essas funções ficam comprometidas.

Alimentos indicados para o colesterol

Os alimentos tanto os naturais como os industrializados, podem contem vários tipos de gordura. Alguns tipos de gordura têm efeito positivo para a saúde, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom) enquanto outras gorduras elevam o LDL (colesterol ruim).

Para manter níveis saudáveis, é importante priorizar o consumo de alimentos ricos em gordura insaturada. Entre elas estão as monoinsaturadas como por exemplo, o azeite de oliva, óleo de girassol ou gergelim, amendoim, abacate, azeitonas e as castanhas de caju, amêndoas e o pistache. Esses alimentos além de saborosos auxiliam no aumento do metabolismo basal (TMB), sem estimular a secreção de insulina.

As gorduras poliinsaturadas são encontradas em peixes de água fria, frutos do mar e nas sementes como por exemplo, a linhaça. São importantíssimos para reduzir o colesterol LDL, e diminuir o risco de doenças cardiovasculares e a hipertensão.  Por isso opte sempre pelo consumo desse tipo de gordura em quantidades moderadas e viva saudável.

Salada de alface americana com abacate

Ingredientes:

5 Folhas de alface americana

1 Tomate

Cebola pequena – 1 unidade

Um Abacate pequeno

Ingredientes para o molho

½ limão espremido

Sal, pimenta e orégano á gosto.

Modo de preparo:

Higienize ás folhas de alface e tomate e separe.  Corte em cubos, a cebola, o tomate, o abacate e misture as folhas de alface rasgadas

Molho:

Em uma refratária, junte o azeite, o suco de limão, a maionese, o sal, a pimenta e o orégano, misture tudo até formar um molho homogêneo. Jogue o molho por cima dos vegetais picados e depois é só saborear.

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