Chocolate: a vida é melhor com uma dose dele

É verdade que o chocolate carrega muitas calorias, mas é unanime que ele é uma delícia. Branco, ao leite, meio amargo com castanhas, em sobremesas, no café ou no cappuccino o chocolate é uma preferencia mundial e pode sim fazer parte do nosso cardápio.

O chocolate vai muito além do sabor. O cacau presente na sua composição é fonte de triptofano, que ajuda na formação de serotonina, um neurotransmissor responsável por melhorar o humor. A fenetilamina melhora o estado de felicidade e está ligada a produção de endorfina, ajudando a controlar o estresse.

O consumo diário do cacau pode melhorar a função vascular

Uma pesquisa de Sansone et al (2015) publicada no British Journal of Nutrition apontou que o consumo diário de 450mg de flavonoides do cacau foi capaz de melhorar a função vascular em pacientes de risco para doenças cardiovasculares, mostrando que o ele também protege o coração.

Ingerir chocolate amargo 70% melhora níveis de glicose

Ingerir cerca de 50g de chocolate amargo (70%) todos os dias por 15 dias melhorou os níveis de glicose, redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol em 31 voluntários com idade entre 20 a 50 anos.

O estudo “Cocoa Has More Phenolic Phytochemicals and a Higher Antioxidant Capacity than Teas and Red Wine” observou que o conteúdo de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do cacau são significativamente superiores à quantidade de antioxidantes totais e capacidade antioxidante do chá verde, chá preto e vinho tinto.

Esses são alguns motivos que mostram que o chocolate é bem vindo à dieta, pois protege a saúde, é muito gostoso e ainda nos deixa feliz. Mas, para obter todos esses benefícios consuma com moderação e escolha opções com 70% de cacau.

Cappuccino funcional

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de cacau em pó 100%

20g de chocolate 70% cacau

1 colher (chá) de café solúvel

1 colher (chá) de canela

Opcional: 1 colher (chá) de mel ou açúcar de coco

Preparo:

Aqueça o leite, derreta o chocolate e misture todos os ingredientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *