Ceia de natal sem culpa: substitua ingredientes

O natal está chegando e com ele vêm as comemorações ao redor de uma mesa farta na ceia. Em primeiro lugar, é  necessário muita atenção as escolhas, para não cair nas armadilhas da ceia e poder curtir o natal sem culpa. Portanto, o ideal é substituir ingredientes tradicionais por versões menos calóricas, com pouco açúcar e baixo teor de sódio, por exemplo, evitando os embutidos e dando preferência as frutas e vegetais.

Para não se sentir culpado na ceia de natal, o famoso pernil pode ser substituído pelo lombo, que concentra menos calorias. Mas, as carnes brancas ainda são as melhores opções e se forem levadas ao forno, tornam-se um alimento incrível na luta conta o aumento dos ponteiros da balança. Entretanto, retirar a pele das aves é fundamental, já que elas possuem grande quantidade de gordura saturada, a vilã da saúde do coração.

Inclua peixes na sua ceia de natal

Os peixes também merecem espaço na mesa da ceia de natal, por serem de fácil digestão e poucas calorias. No caso do bacalhau, o dessalgue deve ser realizado em geladeira por 24 horas, trocando a água a cada 6 horas. Para finalizar o preparo, acrescente legumes e azeite de oliva, garantindo assim, uma excelente fonte de ômega-3.

Faça substituições

O salpicão, tradicional prato da ceia de natal, pode levar iogurte natural ao invés de maionese, por exemplo. Adicionar a castanha para substituir a batata palha também é uma ótima maneira de conferir mais sabor e qualidade ao prato.

Para quem não abre mão da rabanada no natal, faça para a ceia com pão integral, leite desnatado ou leite de coco associado com açúcar mascavo e canela e asse no forno. Fica uma delícia e acima de tudo, com menos calorias.

O que beber na ceia de natal?

Já as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação na ceia de natal. Portanto, as melhores opções para se refrescar são os sucos naturais, chá gelado e água aromatizada, que pode ser preparada com água mineral, água com gás ou água de coco combinada com frutas, hortelã e gengibre.

A farofa é outro item indispensável na ceia de natal e pode ser preparada em uma versão funcional conforme a receita abaixo:

Farofa Funcional

Ingredientes:

1 xícara (chá) de aveia em flocos

1 Xícara (chá) farinha de mandioca

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola picada

3 dentes de alho amassados

1 cenoura ralada

2 colheres (sopa) de damasco

Castanha de caju levemente triturada, 2 colheres (sopa)

Castanha do Pará levemente triturada, 2 colheres (sopa)

1 colher (sopa) de uva passas

Sal, pimenta e cheiro verde a gosto

Preparo:

Colocar o alho, a cebola e o azeite em uma panela e fritar levemente. Adicionar as farinhas e castanhas e mexer até dourar. Por último acrescentar a uva passas e damasco e finalize com cheiro verde, pimenta e o sal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *