Castanha de Baru: você conhece?

Comum em regiões como Goiás e norte de Minas Gerais, a castanha de baru vem conquistando o território nacional e ganhando o paladar dos brasileiros. Com sabor semelhante ao amendoim e a castanha de caju, o fruto se distingue pelo sabor mais acentuado, como se tivesse torrado um pouco mais do que o habitual.

A amêndoa do baru tem sido muito valorizada na gastronomia, isso porque, o alimento é rico em proteínas, óleos essenciais, fibras, zinco e tocoferol (vitamina E), além das ações anti-inflamatórias e antioxidantes atribuídas a esta espécie.

Estudos realizados

Em um estudo realizado com ratos com colesterol e triglicerídeos elevados, após 30 dias de suplementação com castanha de baru foi possível constatar uma redução nesse perfil lipídico,

O mesmo ocorreu em uma pesquisa com humanos que receberam 20g de castanha de baru e tiveram melhora desses parâmetros, confirmando o efeito hipocolesterolêmico e positivo no tratamento e redução do risco de doenças  cardiovasculares.

Em relação à viabilidade do uso, um estudo brasileiro demonstrou boa aceitação do produto na substituição ao farelo de trigo na fabricação de pães desenvolvidos com diferentes proporções de casca e polpa de baru.

Assim, para inativar os fatores anti nutricionais que podem interferir na absorção de algumas vitaminas e minerais, o ideal é consumir o baru torrado ou então adicioná-lo a bolos e saladas para enriquecer a alimentação e ganhar ainda mais saúde.

Bolo de cacau com castanha-de-baru

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farelo de aveia
cacau em pó – 1/2 xícara
4 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo
1 pitadinha de sal 
1 colher (chá) de canela
noz-moscada – 1 pitada
1/3 xícara de óleo de coco derretido ou manteiga
1 ovo
1 xícara de água
1/2 colher de sopa de fermento
½ xícara (chá) de castanha-de-baru picada

 

Preparo:

Misture os secos (menos o fermento), depois os líquidos e por último as castanhas e o fermento. Unte uma forma com um pouquinho de óleo e um pouco do cacau em pó. Asse por aproximadamente 40 minutos em fogo médio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *