Canjica funcional

Estamos na época do ano dos famosos arraiás e, com eles, vem muita comilança. Curau, pamonha, pipoca, bolos e quentão são apenas algumas delícias dessas tradicionais Festas Juninas.

Mas, hoje, a atenção vai para a canjica, também conhecida como mugunzá no Nordeste ou canjiquinha no Rio de Janeiro. Ela é feita a partir de um milho branco ou amarelo e geralmente misturado ao leite

O prato apresenta proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e fibras. Porém, cuidado com a dose: em 100g de canjica cozida, você leva 130 calorias, sem contar a adição de açúcar e leite condensado que as pessoas costumam acrescentar.

Para deixar a sobremesa ainda mais cremosa e nutritiva, acrescente aveia ou biomassa de banana verde, conforme a receita abaixo.

Canjica Funcional

Ingredientes:

500g de canjica (pode ser à vácuo ou se preferir cozinhe na pressão)
1 litro de leite
1 xícara de açúcar mascavo ou melado de cana
4 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
100g de coco em flocos
Raspas de 1 laranja
Uma pitada de cardamomo (opcional)
1 colher (chá) de raspas de gengibre

Preparo:

Coloque a canjica pré-cozida em uma panela, acrescente o restante dos ingredientes e ferva por 30 minutos. Polvilhe canela e sirva quente ou gelada.

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