10 regras para o sucesso de uma campanha de vendas

Vamos lançar um novo produto: campanha de vendas. As vendas do produto X caíram: campanha de vendas. Precisamos motivar a equipe comercial: campanha de venda…tudo se resolve com uma Campanha de Vendas. Mas será mesmo que essa tática é utilizada da forma correta?

Campanha de vendas

As equipes de vendas já estão bem acostumadas com campanhas, mas banalizar os eventos é um erro bastante comum. Muitas vezes as empresas deixam escapar detalhes que fazem a maior diferença na eficácia dessa ferramenta. E é justamente por estarem habituadas à ações que buscam aumentar as vendas que as equipes comerciais precisam de tantos incentivos para “comprar” a ideia e não ficar com a sensação de que é apenas mais uma campanha.

Vale destacar que as campanhas não são apenas alavancar a comercialização de produtos, elas podem servir para motivar equipes, lançar novas linhas, inaugurar novas unidades, equalizar equipes, etc.

O importante é sempre ter em mente todo o processo que compõe as campanhas, o passo-a-passo que aumenta – e muito – as possibilidades de sucesso e o comprometimento dos participantes.

Para isso, preparamos 10 passos indispensáveis que devem ser levados em conta no momento de concepção de qualquer ação com premiação.

  1. Defina claramente o(s) objetivo(s) e meta(s) da campanha

Os objetivos e metas da campanha são as finalidades para qual ela foi criada. É uma campanha de vendas ou motivacional? Pretende aumentar vendas? Em quanto? Por qual período? Lembre-se de definir objetivos possíveis e tangíveis, ou seja, que a equipe envolvida seja capaz de atingir e seja possível de medir.

  1. Defina as regras

Descreva-as da forma mais detalhada possível para que não haja questionamentos e, principalmente, para que não seja necessário mudar as regras “no meio do jogo”. Lembre-se que TODOS devem ter entendimento total – a história de estar subentendido não se aplica aqui.

Conheça a equipe que fará parte dessa campanha, assim será possível criar algo que englobe e atinja todos.

Escreva as regras e as deixe disponível para consulta, elimine qualquer possibilidade de “furos”, dupla interpretação, etc.

  1. Defina um período de duração para a campanha

Nada muito longo que seja esquecido, nada tão rápido que não dê tempo de ser digerido pela equipe.

Se preferir fazer algo mais longo (mais de 60 dias, por exemplo), divida a campanha em partes (ou fases), fatie os objetivos e, por que não, fatie a premiação, finalizando com uma premiação geral.

  1. Comunique! Sempre, muito, de todos as maneiras possíveis

Certifique-se que todos estejam sabendo da campanha, que todos tenham conhecimento das regras. Comunicar e lembrar da campanha que está em andamento melhora o comprometimento do time com o resultado. Defina uma periodicidade e um canal e divulgue os dados parciais.

  1. Divida a meta da campanha

Lembre-se que a mente humana tem mais facilidade de compreender e aceitar menores valores e quantidades. Então se você quer vender 1.000 unidades por mês, mas tem 5 vendedores, divida essa quantidade por dia e depois por participantes. No final vai perceber que tem que vender 45 por dia/útil e então 9 por dia/pessoa, e isso é muito mais fácil que pensar em vender 1.000, embora no final seja a mesma coisa. É o tal “efeito psicológico”.

  1. Tenha um tema

E isso vai mudar minha campanha? Não, mas facilitará a comunicação e se você conhecer bem a equipe que está participando e definir um tema que seja convergente a todos, fará com que o comprometimento seja maior. Com um pouquinho de criatividade e um tema legal, dá para fazer uma comunicação de acompanhamento de meta bem interessante.

  1. Premiação: sempre faz toda a diferença

Mais uma vez a dica é conhecer a equipe. O que pode ser atrativo para alguns, pode ser completamente sem sentido para outros. A premiação é algo que pode definir o sucesso ou fracasso de uma campanha. Muito se usa os vale-prêmios, que atendem melhor todas as necessidades, gostos e desejos.

  1. Tipo de campanha: reconheça os esforços da equipe, mas premie resultados de fato

Mais uma vez: conheça a equipe. Tem equipe que se a regra for premiar o vendedor que mais vende, ficará desmotivada, pois sabe que um determinado indivíduo vai ganhar, como sempre ganha. Ao mesmo tempo, deixar a pessoa que mais vende de fora de uma premiação é não reconhecer o seu valor. Solução: faça uma campanha mista (premiação diferente para objetivos diferentes), ou que premie percentual de crescimento, ou ainda cupons por valor de venda e sorteio final; opções não faltam.

Lembre-se também de reconhecer o esforço da equipe (quando há), de fazer o discurso de merecimento de todos, mas de premiar apenas dentro do que foi combinado.

  1. Festeje! Comemore! Envolva!

Fazer um encerramento, seja ele uma festa, um churrasco, um happy hour patrocinado ou algo do tipo, deixa a campanha mais leve durante o seu curso, faz com que todos lembrem que em determinada data teremos “festa”, e festa é bom sempre! E quem não gosta de ser reconhecido em uma ocasião festiva. Voltando ao item 8, não esqueça de reconhecer toda a equipe.

  1. Dê um feedback aos participantes

Finalizou a campanha? Dê um retorno individual, pessoal e motivador para cada participante. Destaque os pontos positivos, faça-os refletir sobre os pontos negativos, mostre onde é possível melhorar, como foi a jornada e o que eles podem fazer para se saírem melhores na próxima vez.

Com tudo isso em mente, mãos à obra!

O cartão Premiação da Cooper Card, é uma excelente opção de premiação para qualquer tipo de campanha de vendas ou data comemorativa. Ele é muito mais que um “vale-presente”, você pode comprar com ele em qualquer empresa credenciada à rede e pode, também, transferir o valor disponível do cartão para sua conta corrente. Mais uma alternativa para que o premiado utilize o prêmio conquistado como quiser.

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