5 [boas] razões para bonificar seu colaborador

Ter bons colaboradores, comprometidos e dedicados, é uma grande vantagem competitiva para qualquer empresa, estejam eles na produção, no transporte, nas vendas, no administrativo ou em qualquer setor.

A partir do momento que as pessoas estão interessadas em fazer o seu trabalho da melhor forma possível, todos ganham. Nesses momentos, a equipe comercial é sempre a mais lembrada, justamente por estar em contato direto com os clientes, que são “a razão de ser” de qualquer empresa.

Mas é importante lembrar que qualquer que seja a empresa, o trabalho é como uma grande engrenagem, que precisa da integração de todos para um resultado final de sucesso. E é aí que entram algumas ferramentas que podem ser aplicadas para a melhoria desses processos. A bonificação é uma delas.

Quer saber por quê as bonificações e premiações têm efeitos tão positivos? Vamos te mostrar 5 boas razões para isso:

1. Motivação

Colaborador motivado produz muito mais e muito melhor, justamente porque ele percebe que a empresa se preocupa com ele e nota as suas ações, reconhecendo suas habilidades e atitudes e dando valor a isso.

2. Contagia os demais

Quando um colaborador percebe que o outro teve uma bonificação, começa a analisar as suas ações, em comparação com o colega de trabalho. Isso leva as pessoas a perceberem que dedicação e comprometimento geram resultados. Mas aqui temos um ponto de atenção: as políticas de bonificações da empresa precisam ser claras e objetivas, sem beneficiar um, em detrimento ao outro. É preciso que haja políticas claras e atingíveis.

3. Melhora a qualidade do produto/serviço ofertado:

A possibilidade de ser reconhecido e recompensado melhora a qualidade dos produtos/serviços oferecidos pela empresa. As pessoas passam a se dedicar com mais afinco, buscando essa compensação. Vale lembrar que o apelo principal é financeiro, mas o fato de ser lembrado frente aos demais tem um aspecto muito importante para as pessoas.

4. Estímulo para competição

Desde que de forma sadia, é muito interessante estimular a competição entre colaboradores. Bonificar ou premiar em razão do seu desempenho, faz com que as pessoas almejem estar em uma posição de destaque, tal qual o outro está ou esteve. Quando, aliado a isso, há o reconhecimento no campo financeiro (bonificação), tal competição se torna ainda mais importante e acirrada.  Novamente tem-se que se destacar que as regras da “competição” devem ser claras e objetivas, não beneficiando ninguém e com o cuidado para não gerar descontentamento, insatisfação ou dúvidas quanto à integridade do pagamento.

5. Melhora os lucros da empresa:

Com todos produzindo mais, em busca de uma bonificação extra, a tendência é que as campanhas de incentivo tragam muito mais lucros para a empresa. Justamente porque toda premiação e bonificação está baseada no princípio do aumento de vendas ou produtividade.

Nesse ponto também vale citar que o pagamento de premiações por meio de cartões (no caso da Cooper Card poderiam ser os Cartão Premiação, Gift ou Gift Plus), tem amparo legal, podendo ser utilizado sem que haja demais despesas interligadas aos salários dos colaboradores. Deve-se, entretanto, consultar e seguir a legislação vigente.

Registrar as campanhas e cria-las com objetivos atingíveis e bem pensadas, faz com que essa bonificação não seja uma despesa diretamente, afinal, ela é paga premiando aquele que atingiu ou superou uma meta proposta, que normalmente está acima do comum executado.

Não esqueça: é possível fazer ações de incentivo, bonificação e premiação para todos os setores, adequando as regras à realidade de cada empresa. Isso faz com que todos tenham a oportunidade de se destacar.

A Cooper Card tem soluções para esses tipos de ações e muito mais. Consulte nosso site, conheça nossos produtos e fale com um de nossos consultores, eles estão preparados para auxiliar em todo o processo.

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