Black Friday ou Black Fraude? 5 dicas para se preparar!

O mês de novembro está próximo e com ele vem a famosa semana da Black Friday. A tradição começou nos Estados Unidos, sendo comemorada sempre um dia após o dia de ação de graças, ou seja, toda última sexta-feira de novembro. O dia também é conhecido por iniciar a temporada de compras de natal.

Black Friday no Brasil

O Brasil começou a adotar a data em 2010 e esse comemorará no dia dia 29/11. As lojas já estão preparando diversos descontos em produtos de vários segmentos, para ofertar aos seus clientes.

Mesmo a data não sendo mais novidade em nosso país, muitas pessoas ainda caem em golpes, não se preparam para a época ou compram produtos apenas pelo impulso, o que acarreta em diversos problemas financeiros e emocionais. Pensando nisso, nós da Cooper Card viemos te dar 5 dicas para se preparar para este evento!

  1. Planeje, programe e pesquise a Black Friday

Os três P’s dentro da Black Friday (e em qualquer tipo de compra) devem ser muito bem estruturados e pensados.

Planeje suas compras de acordo com sua renda, não gaste mais do que aquilo que você pode ou do que é necessário.

Programe-se de acordo com o fim do mês, visto que muitos cartões ainda não viraram para a fatura seguinte, é possível controlar o parcelamento dos produtos ou não.

Pesquise sempre! Tem algum produto em mente que precisa comprar? Pesquise valores, tire prints da sua tela, tenha em mente as lojas confiáveis – sendo online ou físicas – e nunca, em hipótese alguma, compre por impulso ou sem pesquisar.

  1. Informações sobre a loja: é confiável?

Antes de realizar qualquer tipo de compra na Black Friday, especialmente se a compra for online, pesquise sobre a loja! Comece pesquisando o site: ele precisa ser seguro e para você descobrir isso, a maneira mais fácil é ver se, na URL do site, ele possui https:// e o nome da loja.

Além disso, é sempre importante verificar o CNPJ da loja. Em todos os sites é possível, no rodapé, geralmente, ter o número de CNPJ da empresa, e nas lojas físicas você tem direito a perguntar o CNPJ.

Para pesquisar se a empresa/loja é confiável, basta digitar o CNPJ dela no Google ou procurar avaliações da empresa no Reclama aqui ou Proteste!.

  1. Redes sociais

As redes sociais podem te ajudar, e muito, a identificar possíveis fraudes e promoções. Você pode ler os comentários dos consumidores, ver o que acham da loja e do produto, pesquisar possíveis valores nas redes sociais e até conseguir um contato mais rápido com a empresa.

Além disso, promoções com muitas reações negativas e erros de gramática e ortografia, dão indícios de fraude.

  1. Formas de pagamento na Black Friday

Você sabia que realizar pagamentos com cartão de crédito ajuda a não cair em golpes? Isso porque, principalmente em e-commerce, é necessária toda uma documentação válida, dificultando qualquer ação de fraude.

O crédito também te dá mais liberdade na opção de pagamento, visto que com ele você pode realizar o parcelamento, e, às vezes, os juros acabam até compensando.

  1. Valor do frete e prazo de entrega

Black Friday é fraude por causa do frete? A gente tem o costume de ficar superanimado com um descontão e, ao finalizar a compra, o valor do frete acaba saindo muito caro. Então temos que ficar bem atentos a isso.

Segundo a Reduza (https://www.reduza.com.br/), o frete pode representar até 40% do valor da compra, sendo que, em algumas lojas, pode chegar a 400%. A dica é fazer testes em diversas lojas e-commerce para ter certeza que o produto + frete compensa, mesmo estando em promoção.

Outro detalhe é que no período de Black Friday, algumas lojas colocam o prazo de entrega maior e acabam passando o prazo também, causando constrangimento e desconforto ao cliente.

Para resolver esses problemas a gente indica optar pela retirada na loja, caso seja possível, pois além de ser mais seguro, a probabilidade de haver um desconto (acrescentado ao desconto da promoção) é maior.

Então é isso, ficam nossas dicas. Se preparem para o mês de novembro e planejem as compras, caso esteja pensando em comprar algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *