Ovo: você conhece os seus benefícios?

O ovo é considerado um alimento completo e rico em nutrientes, além de ter baixo custo, rápido preparo e super versátil, pois é utilizado em inúmeras preparações. A sua ingestão diária de ovo contribui com a saúde humana, salvo em casos em que existe o surgimento de doenças pré-existente como, colesterol elevado e doenças cardiovasculares.

Clara do Ovo

A clara do ovo é rica em proteína de alto valor biológico, que corresponde a 20% das recomendações diárias segundo a RDA (Recommended dietary allowances).

Gema do Ovo

A gema do ovo é fonte de aminoácidos, vitaminas e carotenoides. Contém aproximadamente 200 mg de colesterol e por esse motivo passou á ser considerado um vilão da dieta, e seu consumo foi limitado por um longo período.

Para indivíduos sadios, a recomendação máxima de alimentos ricos em colesterol é de 300 mg/dia, com o objetivo de prevenir o aumento do colesterol sérico e doença arterial coronariana (DAC).

A gema do ovo possui nutrientes importantes para a saúde ocular, pois é rica em luteína e zeaxantina, carotenoides que acumulam na região macular da retina, atuando como fator protetor. Também é fonte de colina, nutriente essencial para o bom funcionamento das células e das funções cerebrais.

Absorção de colesterol

Estudos apontam que a fosfatidilcolina, presente na gema do ovo é responsável pela redução da absorção do colesterol presente na gema do ovo. Por isso, é importante saber que grande parte do colesterol presente na gema do ovo, não será absorvida no intestino sendo excretado pelas fezes.

Em suma, o ovo é um alimento muito nutritivo e contribui com a Saúde. Que tal incluir na sua alimentação do dia-a-dia?

Omelete Nutritivo

Ingredientes:

2 Ovos

2 Colheres de sopa de água

Aveia em flocos – 1 Colher (sopa)

1 Colher de sobremesa de orégano

1 Tomate picado sem sementes

2 Fatias de queijo branco

Sal rosa e cúrcuma a gosto

Modo de preparo:

Misture á água, a aveia e o sal e deixe descansar por uns 5 minutos. Adicione os ovos e misture com o auxilio de um garfo ou um fue. Despeje em uma frigideira aquecida, adicionando sobre a mistura, os tomates picados, o queijo, o orégano e a cúrcuma.  Dobre á omelete e deixe dourar. Pronto agora é só se deliciar com esse prato rápido, saboroso e muito nutritivo.

 

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