Biotina: você sabe o que é?

A biotina é uma vitamina importante para o organismo. Também conhecida como vitamina H, B7 ou B8, é hidrossolúvel, tendo como principal ação a neutralização do colesterol. Ela é necessária para o metabolismo dos carboidratos e proteínas, sendo importantíssima para a formação do tecido epitelial, ou seja, do tecido da pele.

Importância da Vitamina

Essa vitamina desempenha importantes funções no organismo, mantém a saúde da pele, do sangue, do sistema nervoso, previne a queda capilar, além de auxiliar na absorção de vitaminas do complexo B no intestino.

O que a carência da vitamina pode causar?

A carência da biotina pode estar associada a privação de alimentos em populações carentes ou por uma dieta desequilibrada, muitas vezes uma dieta restritiva para perda de gordura corporal, pode levar a carência dessa vitamina, causando malefícios á saúde.

A ausência da vitamina pode fazer com que a pele fique seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e nariz, além de enfraquecer as unhas. Outra causa da falta da vitamina é a queda de cabelos, fazendo também com que os fios fiquem enfraquecidos. Ainda não é certa a relação entre o nutriente e os cabelos, mas alguns especialistas acreditam que a biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Algumas doenças estão associadas á carência de biotina, entre elas estão:

  • Conjuntivite
  • Dermatite esfoliativa
  • Descoloração da pele e mucosa
  • Dores musculares
  • Furunculose
  • Seborreia do couro cabeludo

Os principais alimentos com fonte de biotina

A recomendação ideal de biotina diária é de 30ug á 100ug/dia, sendo essa á dosagem perfeita para manter pele, cabelo, mucosa e ossos saudáveis.

Alimento (100 gramas) Quantidade de Biotina
Amendoim 101,4 ug
Avelã 75 ug
Farelo de trigo 44,4 ug
Amêndoa 43,6 ug
Farelo de aveia 35 ug
Noz picada 18,3 ug
Ovo cozido 16,5 ug
Castanha de caju 13,7 ug

 

Além de ser produzida por meio da alimentação, a biotina também é produzida pela flora intestinal saudável, por isso manter o intestino saudável irá auxiliar na absorção da mesma no intestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *