Barras de cereais: conheça a verdade sobre elas

As barras de cereais são muito práticas para matar a fome no meio  do dia e caíram no gosto de muitas pessoas, pois são fáceis de transportar, podem ficar na gaveta do escritório, no carro ou ser adquiridas em qualquer loja de conveniência ou supermercados, sendo um grande aliado para quem busca uma opção mais “saudável” de lanche.

A verdade é que essas barrinhas se adaptaram muito bem à vida moderna. Mas é preciso ter atenção na escolha, pois nem todas são tão saudáveis como a maioria das pessoas acreditam.

Leia o rótulo das barras de cereais

É importante ler o rótulo desses alimentos e verificar a composição, pois a Anvisa determina na resolução RDC nº259, de 20 de setembro de 2002, que a lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que tem mais para o que tem menos.

Portanto, fuja de barras de cereais que contém açúcar, glicose, xarope de milho, xarope de glicose, mel ou maltodextrina como primeiro ingrediente, pois elas são muito energéticas e podem comprometer os resultados na balança.

Sem contar, que algumas marcas de barras de cereais ainda adicionam corantes e conservantes.

Prefira barras de cereais com aveia em flocos

Por isso, dê preferências às barras de cereais que tem como ingrediente principal (primeiro na lista de ingredientes) como: aveia em flocos, quinoa, flocos, arroz, entre outros.

Consuma barras de cereais com mais de 2,5g de fibras

Outra informação é sobre o teor de fibras, já que elas promovem saciedade e regulam o trânsito intestinal. Deste modo, opte por barras com mais de 2,5g de fibras por unidade, que sejam orgânicas e com selo de autenticidade para garantir a procedência.

E se preferir, é possível fazer barras de cereais em casa conforme a receita abaixo.

Barra de cereal

Ingredientes:

300g de amêndoas

70g de goji berry

70g de coco ralado

50g de tâmaras sem caroço

03 ovos

03 colheres de óleo de coco

Uma pitada de sal

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em um processador e bata por um minuto. Depois, despeje o conteúdo em uma assadeira retangular untada com óleo de coco e leve para assar por 20 minutos a 180 0C. Retire do forno, cubra com uma camada fina de chocolate amargo por cima, corte em retângulos pequenos, enrole em papel manteiga ou alumínio e consuma nos intervalos das refeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *