Banana ajuda a diminuir cãibras?

Banana prata, nanica, ouro, maçã ou caturra? Opções não faltam para quem deseja incluir a fruta na dieta. Ela é famosa pelo seu valor nutricional, possui carboidratos que são fonte de energia, ajuda a melhorar o humor por conter triptofano, tem magnésio e potássio que aliviam as câimbras.

Mas, engana-se quem acredita que as cãibras são combatidas apenas com o potássio. A desidratação, a falta de sódio, de cálcio e magnésio, além da produção de metabólitos tóxicos durante o exercício intenso (como o ácido lático) também podem levar as temidas dores, causadas por uma contração súbita, de curta duração, de um músculo ou grupamento muscular, a qual tem curta duração e com desaparecimento espontâneo.

Adote uma dieta variada e colorida

Assim, para ficar longe das temidas cãibras adote uma dieta variada e colorida, rica em vitaminas e minerais como potássio, sódio, magnésio e cálcio, acrescente frutas, como por exemplo: mamão, morango, banana e melancia, verduras verde escuras como a couve, leguminosas como o grão de bico ou lentilha, cereais integrais como a aveia, e não se esqueça das castanhas ou nozes para garantir um aporte adequado de micronutrientes.

Atletas precisam estar atentos às perdas de sódio e líquidos pelo suor. Em atividades acima de uma hora ou em ambientes muito quentes é fundamental, além da ingestão de muita água, pensar na reposição de eletrólitos com água de coco ou até uma bebida isotônica.

Quando sentir cãibras, alongue o músculo, massageie a região, mantenha a calma e logo a dor irá passar. Caso, ela se torne persistente e reincidente, avalie a alimentação e procure ajuda de um profissional.

Smothie de banana com morango

Ingredientes:

1 banana nanica congelada

5 morangos congelados

1 pitada de canela

2 colheres (sopa) de iogurte natural

 

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificar e consuma imediatamente.

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