Descubra como lidar com a autoestima durante o processo de tratamento do câncer de mama

Receber um diagnóstico de câncer nunca será fácil pois com ele surgem duvidas, inseguranças e muitas incertezas. Isso porque além de lidar com a doença, você também precisa enfrentar todos os difíceis efeitos colaterais do tratamento. Por isso manter o bem estar físico e mental neste momento é fundamental e esse cuidado será um aliado durante o tratamento da doença.

Sabemos que na maioria das vezes o tratamento para eliminação do câncer de mama pode ser difícil para o corpo. A quimioterapia, procedimento que ataca as células do câncer no corpo, atinge também as células saudáveis, e com isso acaba danificando o folículo piloso que é responsável pela produção de pelos e cabelos, processo esse que gera a queda.

É importante lembrar que esse é um momento de transição e que essa fase tem começo, meio e fim. Sendo assim, a aceitação da queda de cabelo pelos pacientes é importante, por isso ter um acompanhamento psicológico para essas pessoas é de extrema importância para dar o suporte emocional nesse momento de transição.

Lidar com o diagnóstico do câncer de mama e todas as alterações físicas que ocorrem no corpo, principalmente com a retirada da mama, não é uma tarefa fácil. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que elas possuem direito garantido por lei de realizar a cirurgia de reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou pelo plano, tanto nos casos de mastectomia total quanto parcial das mamas. Se existirem médicos e equipamentos especializados, a reconstrução mamária com os implantes de silicone deverá ocorrer no momento da retirada das mamas.

Com a chegada de técnicas inovadoras do setor estético como a micropigmentação de aréola, as próteses capilares e a colocação dos implantes de silicone, o processo do tratamento e a recuperação do câncer de mama fica cada dia menos doloroso. Esses procedimentos estéticos tem deixado os pacientes de bem com o espelho auxiliando na saúde mental.

Por isso lembre-se de cuidar do seu bem estar físico e emocional, cuide da sua alimentação durante e após seu tratamento, faça exercícios físicos, se ame e seja a melhor versão de você mesmo em meio a momentos turbulentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *