Arroz negro, integral ou branco?

O arroz é famoso pela combinação com o feijão, mas podemos ir além do tradicional arroz branco e experimentar outras opções como o integral e o negro. Mas antes de se arriscar nesse universo de sabores, é importante conhecer as diferenças entre eles.

Negro

O arroz negro tem formato curto, arredondado e com sabor marcante, com toques de castanha, além de possuir elevado teor de vitaminas, minerais e fibras. Ele se destaca por esbanjar antocianinas, substância responsável por impedir o acúmulo de placas nas artérias (principal fator por trás de ataques cardíacos). A única desvantagem é que demora mais para ficar pronto, em média uma hora em panela convencional, porém é possível reduzir esse tempo utilizando a panela de pressão.

Branco

Já o queridinho do brasileiro, o arroz polido (branco) passa pelo processo que remove a casca e o germe, consequentemente o que sobra é o amido, o que faz seu índice glicêmico ser maior em relação às outras opções. Além disso, nesse processo, muitas vitaminas e minerais se perdem o que deixa ele menos nutritivo.

Integral

Porém, se você tem receio de uma mudança drástica, uma opção é o arroz integral, o qual tem um sabor amendoado com textura fibrosa, isso porque é um grão descascado e não polido, o qual mantém a parte do farelo que é rico em nutrientes como proteínas, fibras, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Dessa forma, ele tem maior qualidade nutricional e ainda traz saciedade e reduz a fome.

A dica é simples, quanto mais escuro o arroz mais nutritivo ele será. E para introduzir essas opções de forma prática, confira nossa receita na panela de pressão.

Integral ou negro na panela de pressão

Ingredientes:

½ cebola picada

03 dentes de alho amassado

01 xícara de arroz integral

03 xícaras de água

01 colher (sobremesa) de óleo

Sal a gosto

Atenção: para cada xícara de arroz negro, colocar de quatro a cinco de água.

Preparo: Fritar o alho e a cebola, adicionar o arroz, a água e tampar a panela. Depois que começar a soltar a pressão, esperar 20 minutos (arroz negro deve deixar 25 minutos) e desligar. Retire todo o vapor e pronto! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *