Dica da nutri: amendoim

O amendoim é um aperitivo muito apreciado pelos brasileiros, e muito utilizado nas receitas de festa junina. É um alimento muito democrático e pode ser ingerido cru, torrado, na forma de óleo, paçoca, manteiga ou pasta para rechear pães e torradas.

Propriedades do amendoim

Gostoso e nutritivo, a leguminosa (sim, ele é um parente do feijão e da soja) se destaca pelas boas concentrações de fitoesteróis, que agem impedindo que o colesterol LDL (mal colesterol) forme placas enrijecidas nas artérias, o qual poderia levar a ocorrência de um infarto, por exemplo. Sem contar que a sua composição concentra boas fontes de gorduras monoinsaturados, incluindo o ômega-3, que são ótimas para a saúde do coração.

Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E, que são essenciais para deixar o cérebro funcionando nos trinques, previne câimbras e fortalecer os ossos, sendo um “prato cheio” para a sua saúde.

Cuidado com as versões industrializadas!

Mas cuidado com as versões industrializadas, os coloridos têm muito açúcar e o tipo japonês muito sódio. Assim, para fugir das armadilhas, é só comprar o amendoim cru e deixar no forno por 10 minutos a 180 0C, com ou sem casca e depois adicionar sal conforme sua preferência e ingerir no máximo de 30 gramas por dia.

Se optar pelo produto já processado, procure marcas com o selo da Fundação Pró-Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção do “tira-gosto”, atestando sua boa procedência. Isso porque a aflatoxina, uma substância maligna presente em fungos, pode dar as caras no amendoim e levar a sérios danos ao fígado.

 

Pasta de amendoim

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de amendoim sem casca

 

Preparo:

Coloque tudo em um processador e bata até ficar homogêneo. A própria gordura do alimento faz com que ele vire uma pasta (não precisar acrescentar nada).

Dica: Bata a pasta com banana congelada. Fica uma delícia!

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