Como cuidar da alimentação na Quaresma

Durante o período da Quaresma, algumas práticas são comuns entre os cristãos. Não comer carne vermelha, ficar sem chocolate, retirar a bebida alcoólica ou fazer jejum, por exemplo, são penitências comuns.

Algumas pessoas aproveitam o período de abstinência para fazer um “regime”, pois alegam que só assim conseguem ficar sem essas tentações. Mas nesses caso, o que adianta ficar quarenta dias sem comer um alimento para depois consumir em dobro?

Esta é uma ótima oportunidade para mudar o foco da penitência e tornar a mudança de comportamento uma oportunidade de conquistar mais benefícios para à saúde física, psíquica e também espiritual. Veja algumas dicas para deixar a sua alimentação mais saudável!

Opções para incluir na alimentação

Uma opção conhecida, os peixes, podem ser incluídos na alimentação pelo menos duas vezes na semana. Vale tilápia, salmão, atum e até a sardinha. Todos carregam muito ômega-3, um nutriente fantástico para melhorar o perfil do colesterol, ajudar na memória e deixar o coração feliz.

Aumentar o consumo de frutas é uma alternativa para diminuir o consumo de chocolates. Reduzir a ingestão de refrigerantes, de produtos industrializados e fazer atividade física regularmente também podem ser penitências que vai deixar sua saúde muito grata.

Outra opção em relação às vitaminas da carne vermelha nos dias da Quaresma são as frutas cítricas, que são ótimas para fazer sucos ou incluir com as saladas. Vale incluir aí a laranja, o limão e até mesmo a acerola.

 

Que tal uma receita rápida e prática para aproveitar nesses dias da Quaresma? Dá uma olhada e experimente! E aqui no Cooper Gente, temos outras opções com peixe, como a tilápia ao molho de abacaxi com pimenta.

Filé de tilápia com iogurte

Ingredientes:

500g de filé de tilápia

½ pimentão verde

½ pimentão amarelo

10 tomates cereja

½ cebola

10 azeitonas

1 pote de iogurte natural sem açúcar (200g)

1 limão taiti

1 colher (sopa) de azeite

Sal e pimenta a gosto

 

Preparo:

Tempere o peixe com sal, limão, pimenta e reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e coloque os filés de tilápia. Deixe dourar, vire delicadamente e acrescente os legumes cortados em rodelas, a azeitona e deixe cozinhar em fogo baixo, tampado, por 10  minutos. Acrescente o iogurte natural e deixe cozinhar por mais 10 minutos, dessa vez destampado. Finalize com as azeitonas e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *