Entenda como a alimentação melhora a sua energia

A alimentação é muito importante para os nossos cuidados com a saúde e também com a energia e o humor das pessoas. Muitas vezes, relacionamos alguns deles com ocasiões especiais e festivas, refletindo sentimentos e necessidades do nosso cotidiano e, para isso, é importante ter energia.

O que muita gente não sabe é que existem princípios ativos, como o triptofano e a cafeína, que realmente geram mais energia e, consequentemente, mais disposição e ânimo. Isso acontece pela influência na produção e proteção de nossos neurotransmissores, os responsáveis pelas nossas emoções no cérebro.

Para conseguir essa “energia limpa” é importante conhecer quais alimentos energéticos, que podem fornecer aquilo que precisamos. Para isso, aqui vão algumas dicas e uma receita especial de energético para você preparar aí na sua casa.

Banana

Exemplo de alimento popular que nos dá energia, a banana é rica em triptofano, aminoácido que age sobre a serotonina. Esse hormônio é responsável por regular o sono, humor e, por isso, previne distúrbios emocionais como a depressão e até mesmo a TPM. Assim, a banana é um ótimo alimento para consumir num dia em que o mau humor estiver à espreita.

Guaraná

A fruta é uma fonte de cafeína, que estimula o sistema nervoso e, quando usado em bebidas, facilita a absorção pelo corpo e melhora o ânimo e a disposição.

Maçã Peruana

É uma fruta típica dos Andes, mas pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e até mesmo supermercados do Brasil. Muito rica em nutrientes, é fonte de vitaminas B, C e E, selênio, antioxidantes e também auxilia na redução do cansaço e da fadiga.

Chá verde

O principal componente desse chá é a cafeína, que além de estimulante também possui função termogênica. Isso quer dizer que aumenta o gasto de energia do corpo, acelera o metabolismo e, por isso, a queima de gordura corporal. Como bônus, aumenta a disposição e contribui para melhora do sentimento de bem-estar.

Chocolate

Surpresa para muita gente, o chocolate pode ser muito mais do que uma bomba calórica, também energético. No caso do chocolate amargo, temos um alimento muito rico em antioxidantes, que retardam o envelhecimento. Além disso, também possui a teobromina, que é um componente vasodilatador e estimulante cardíaco, melhorando a saúde cardiovascular.

Açaí

Tipicamente brasileira, a fruta e seus derivados são fartos em ácidos graxos de boa qualidade, fibras, cálcio, manganês, sódio, potássio, cobre, zinco e magnésio. A cor roxa vem da antocianina. que possui ação antioxidante e combate a formação de radicais livres no corpo, prevenindo doenças degenerativas, como o câncer. É importante lembrar, contudo, que o açaí deve ser consumido com moderação, devido à alta concentração calórica.

Receita de energético caseiro

Agora que você já conheceu alguns alimentos especiais e ricos para dar energia no seu dia-a-dia, que tal uma receita para juntar o melhor disso tudo, de forma rápida, prática e muito rica em nutrientes?

Ingredientes
1 polpa de açaí, sem adição de açúcar
6 morangos picados
2 folhas de hortelã
300 ml de chá verde gelado
1 colher de chá de pó de guaraná

Modo de preparo
Deixe a polpa de açaí descongelar alguns minutos e, em seguida, misture com os morangos, a hortelã e o guaraná em pó. Adicione o chá verde e bata tudo no liquidificador, até ficar numa consistência mais líquida. Se quiser adoçar, você pode utilizar mel ou agave.

 

Tudo pronto para experimentar alguns novos alimentos no seu dia-a-dia? Compartilha e conta para nós o que achou e acompanhe as novidades aqui no Cooper Gente, sempre com dicas simples para ajudar você a cuidar da saúde.

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