Alimentação em tempos de COVID-19
Apesar de não existir evidência científica que defenda que algum alimento e/ou suplemento possa prevenir ou tratar eficazmente o COVID-19, as pesquisas vem demonstrando que os alguns compostos bioativos são aliados nessa batalha, pois reforçam nosso sistema imunológico.
Aminoácidos contra o Covid-19
A melancia pode ser um interessante para diminuir a atividade do coronavirus, visto que ela possui citrulina, principalmente na região mais esbranquiçada e próxima a casca verde. Esse aminoácido, assim como os nitratos presentes na beterraba tem ação vasodilatadora, o qual contribui para diminuição da pressão arterial.
Ao associar esses alimentos com o gengibre, o composto bioativo gingerol, continua promovendo a vasodilatação, além de atuar inibindo a enzima ECA (enzima conversora da angiotensina), diminuindo a expressão da mesma e consequentemente o vírus tem menos atividade no organismo, pois utiliza a ECA para se multiplicar.
Alimentos com função antiviral
Outros alimentos também exercem função antiviral e podem ser convenientes para melhorar respostas ao Covid-19. Como a apigenina presente na salsinha, a narigenina que está na laranja ou tangerina, as catequinas do chá verde, a curcumina presente no açafrão, a quercetina na cebola crua ou na maçã com casca, assim como e a luteolina da goiaba e berinjela.
A vitamina D parece ter efeito protetor para infeções do trato respiratório. Por isso, tome sol, coma peixes, cogumelos, ovos com a gema e só faça a suplementação sob supervisão do médico ou nutricionista.
Use os alimentos no dia-a-dia, faça boas compras e cuidado ao escolher o gengibre, pois o mesmo prolifera fungos facilmente. Da mesma forma, evite aquecer o gengibre para que os compostos não sejam inativados.
Suco vitaminado
Ingredientes:
1 beterraba pequena crua
Suco de 2 laranjas
1 fatia de melancia (com a parte branca)
2 rodelas de gengibre
Preparo:
Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida.