Abacate: faz bem ou faz mal para nossa saúde?

O abacate já foi considerado vilão das dietas devido ao seu teor de calorias. Mas, o “pobre” fruto estava sendo julgado errado, pois nem só de calorias é composto o abacate. Ele é rico em gorduras benéficas para o corpo, como o ácido oleico e beta-sitosterol que são excelentes para reduzir o colesterol e triglicerídeos.

Abacate tem vitaminas

O alimento carrega um combo nutricional que inclui uma série de micronutrientes valiosos, como o potássio, ferro e magnésio, sem contar as vitaminas do complexo B e vitaminas A, C e E, que auxiliam na saúde do corpo.

E a gama de motivos que o coloca na linha de frente em defesa da saúde é a sua capacidade antioxidante, pelo fato de ter na sua composição carotenoides, tocoferóis e fitoesteroides. Das diversas espécies de carotenoides, a zeaxantina e a luteína se destacam por estarem associadas à proteção da degeneração macular da retina e redução dos riscos de doenças cardiovasculares, o que melhora da artrite reumatoide.

Sistema imunológico

O combo ofertado pelo abacate ainda inclui a glutationa, a qual está presente naturalmente no organismo, mas quando reforçada pelo abacate deixa o sistema imunológico mais resistente, combatendo infecções e auxiliando na neutralização de toxinas.

O alimento é apontado em diversos estudos como uma excelente opção para proteger a saúde da pele, aumentando a atividade de cicatrização de feridas e reduzindo os danos dos raios ultravioletas, sendo muito utilizado nos cosméticos.

Folhas do abacateiro

As folhas do abacateiro também são muito usadas para chás, sendo um ótimo diurético. Serve para vários casos de dores de cabeça, problemas renais, de bexiga, entre outros.

Versátil e delicioso, o abacate pode virar uma maionese incrível para passar em torradas e sanduíches ou acompanhar legumes como a batata e cenoura.

Maionese de abacate

Ingredientes:

01 abacate maduro

Suco de 01 limão

¼ de xícara de azeite

Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e use como preferir.

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