A importância da hidratação no verão

A água é um nutriente essencial à vida, nenhum outro nutriente possui tantas funções no organismo como a água. A ingestão hídrica diária, é crucial para a manutenção da saúde humana.

Ela desempenha papel fundamental na manutenção do volume plasmático, atua no controle da temperatura corporal, age no transporte de nutrientes e na eliminação de substâncias não utilizadas pelo organismo através da urina e ainda participa ativamente dos processos digestório, respiratório, cardiovascular e renal.

A água é o constituinte mais abundante do corpo humano. Apesar de ser um composto simples, formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), é um nutriente fundamental à vida. O corpo humano é, na sua maior parte, formado por água em torno de 30 a 40ml/kg de peso corporal. Por essa razão, recomenda-se ingerir água em média 35 ml/kg de peso corporal diariamente.

Cuidar da saúde no verão é importantíssimo e principalmente cuidar da hidratação. As temperaturas elevadas e o maior tempo de exposição ao sol contribuem para o aumento da sudorese, fazendo com que o organismo perca ainda mais água ao tentar controlar a temperatura do corpo. Por isso o consumo adequado de líquidos é fundamental para manter a saúde e o bem-estar.

Dicas para manter a hidratação durante o verão.

  • Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto para consumir com frequência.
  • Não espere sentir sede para tomar água, a sede já é o primeiro sinal de desidratação.
  • Aproveite as comodidades da tecnologia. Existem aplicativos que podem ser configurados para lembrar dos horários de tomar água.
  • As bebidas açucaradas e industrializadas, como suco artificial em pó ou de caixinha e os refrigerantes, devem ser evitadas, isso porque a quantidade de açúcar, corantes e conservantes presentes nestes produtos faz com que o organismo perca ainda mais líquido.
  • Água, água saborizada, água de coco, chás gelados e sucos naturais são opções saudáveis, para ser consumidas diariamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *