A gratidão como fator motivacional

Certo dia, me perguntei como seria a minha vida caso eu fosse milionária…

O que eu teria a mais na minha vida?

O que eu compraria?

O que eu teria de valor?

A partir daí é que percebi que seria preciso quantificar o que eu tenho de bens materiais para fazer as contas e comparar.

Essa parte é mais simples, basta acessar a conta do banco para ver os saldos e um balanço rápido de outras coisas. Mas aí que aparece outra questão: são apenas bens materiais e dinheiro que definem a vida de um milionário? A resposta é não.

Para essa outra avaliação, as perguntas são outras:

Quanto vale a minha saúde?

Quanto valem meus filhos, meu casamento, meus pais, meus amigos, minha fé?

E por aí foi…

Percebi rapidamente que eu já era uma milionária. O que faltava mesmo era agradecer por todas as coisas que tenho em minha vida e trazer essa consciência para o presente.

Então comecei a exercer a gratidão, uma forma de olhar o mundo diferente. De quem realmente tem muito mais para agradecer do que a pedir, olhar com os olhos de contemplação.

Quanto vale a gratidão

Essa perspectiva proporciona satisfação, reduz a ansiedade, diminui o estresse e, por consequência, me trouxe mais felicidade, sensação de saciedade espiritual e de desejo.

Quando a pessoa se sente grata, ela ativa no cérebro a sensação de recompensa, trazendo a sensação de bem-estar, algo positivo para sua vida, liberando a dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer. A alimentação também pode ajudar nesse processo.

A gratidão funciona como uma espécie de blindagem para nós, mantendo os pensamentos protegidos de emoções consideradas negativas, como arrependimento, frustração e decepção.

Acredito que, assim como eu, você, ao olhar sua vida de modo diferente e tentar quantificar aquilo que não tem preço terá muito mais a agradecer. Praticar a gratidão é focar no agora, reconhecer as conquistas e, com certeza, a melhor estratégia para alcançar a felicidade plena.

Um comentário em “A gratidão como fator motivacional
  1. Cintia Cezario

    Na gratidão, o meu, o seu o nosso mundo se expande…

    Lindo texto, parabéns!
    Namastê _/\_

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *