6 dicas para quem quer falar em público

Você é convidado a apresentar uma palestra, treinamento ou até mesmo um projeto. O convite é claro: realizar a apresentação em até 20 minutos. Daí vem o frio na barriga e as dúvidas: O que falar? Como falar?

Esses desafios fazem parte do nosso cotidiano, para algumas pessoas mais do que para outras, dependendo do cargo que desempenham. Pensando nas dificuldades de falar em público, trouxe dicas de preparação para falar em público pela primeira vez ou até melhorar seu desempenho nas apresentações.

1 – Quem é meu público: procure saber o máximo possível sobre as pessoas que estarão presentes em sua apresentação, quais são seus interesses e como sua fala pode responder aos questionamentos deles.

2 – Qual é o seu objetivo: qual é a ideia principal que você quer que as pessoas levem de seu discurso? Lembre-se de escolher apenas frases e exemplos que contribuam com esse objetivo. Muitas vezes ficamos tentados a compartilhar algo que achamos interessante fora do assunto, mas, acredite, isso só vai distrair seu público e enfraquecer seu discurso.

3 – Quanto tempo você tem para apresentar: com o tempo definido, jogue todas suas ideias no papel e depois selecione as que são de maior impacto para atingir seu objetivo. Deixe sempre alguns minutos de sobra para eventuais dúvidas ou improvisos que achar necessários.

4 – Estruture seu conteúdo: estabeleça uma hierarquia das ideias. Divida os assuntos entre principais e secundários; as ideias principais precisam, necessariamente, ser abordadas, enquanto as secundárias são exemplos e histórias, que tornam a fala mais interessante, mas que se forem deixadas de lado não comprometem o conteúdo. Respeite a ordem da apresentação. Estruture sua apresentação em slides e cuidado com o excesso de informação em cada slide. Não pule conteúdos da apresentação.

5 – Como será sua introdução e sua conclusão: faça uma introdução, cumprimente a plateia, apresente a você mesmo e, brevemente, o assunto que será abordado. Na introdução a ideia principal é prender a atenção do público. Seja criativo, fale algo que impressione. A ideia é se conectar com o público nos primeiros 10 segundos. Na conclusão deixe uma frase de impacto (que tenha ligação com o que foi dito). Tente deixar algo que resuma sua fala e faça-os refletir ou agir de forma diferente depois da apresentação.

6 – Prepare-se: apresente antes para alguém de sua confiança ou até mesmo para o espelho. Treine! Assim você terá a certeza de que sua apresentação tem um começo, meio e fim e de que você está no tempo correto que lhe foi passado. Use uma roupa adequada para a ocasião, chegue um pouco antes para se acostumar e testar os equipamentos.

O mais importante é que você seja autêntico, use fontes confiáveis e monte seu próprio material. No palco ninguém é 100% e cada apresentação é um desafio diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *