5 motivos para exigir de si mais produtividade

Elaborar uma rotina de trabalho para elevar a própria produtividade é fundamental para que consigamos deixar o trabalho “em dia” e ter sentimento de dever cumprido. Afinal, existe melhor sentimento do que receber um elogio, um reconhecimento, um tapinha nas costas de um colega de trabalho e até do seu gestor?

Muitos colaboradores, podemos até dizer que a maioria, deseja ter cumprido o seu dever e papel de alavancador de metas realizadas no seu departamento e na sua empresa.

Podemos listar ao menos 5 motivos para exigirmos de nós mesmos o cumprimento da produtividade, cada vez mais cobrado pelas empresas:

Ter produtividade não é trabalhar exageradamente 

Nem sempre precisamos ficar horas e horas a fio no final de semana para sermos produtivos. Medir o tempo de trabalho é fácil. Basta ver o horário de chegada e saída no escritório. É importante que o gestor consiga analisar o que foi produzido, e aí contamos também com a qualidade do que foi produzido. Ou seja, um bom planejamento e organização de tarefas e uma boa capacidade de priorizar o que realmente importa, fará com que a produtividade seja alcançada sem ‘trabalhar muito’.

Motivação e Produtividade

Saber se automotivar é necessário e fundamental para que se obtenha uma performance desejada no trabalho e em qualquer circunstância da vida. Não espere nenhum incentivo externo. É possível que você raramente os receba, então aprenda a enxergar pontos positivos e a perseguir sonhos por conta própria.

Tenha a certeza de que, tendo esta motivação, a produtividade virá sem grandes esforços.

Reconhecimento pela produtividade

Um elogio ou uma palavra de reconhecimento faz a diferença. Às vezes nem é preciso receber um generoso aumento de salário para que se alcance a produtividade desejada. E, cá entre nós, existe melhor motivo do que reconhecimento e autorrealização para exigir de nós mesmos que nossa produtividade aumente? Reconhecimento não custa nada, mas vale muito. Uma opção, por exemplo, são cartões de premiação para remuneração extra.

Tempo para cuidar do corpo e mente

Se você é do tipo que apaga incêndio, deixa tudo para a última hora, não se planeja e não traça metas, muito dificilmente você consegue ter a produtividade que almeja. Caso você se encaixe neste perfil de profissional, como está sua mente? E seu corpo? Você não gostaria de ter um tempinho pra relaxar com a cabeça fresca e sem ter a pressão de produzir mais? Exigir de si um desempenho produtivo fará com que mude estratégias: irá se planejar, traçar metas e, de quebra, terá tempo para se cuidar. Mente sã, corpo são.

Evolução

Geralmente a calmaria e a bonança nos levam à acomodação. Ficar estático e satisfeito conosco, convenhamos, não nos leva a lugar algum, principalmente a alcançar nossas metas e sonhos. Exigir de si a entrega do projeto no prazo, desenvolver uma apresentação memorável das suas entregas fará, sem sombra de dúvidas, com que a sua evolução pessoal e profissional suba a exorbitantes alturas.

Concorda? Então vamos lá! Exigir qualidade de trabalho e entrega dentro dos níveis normais somente trará benefícios e, acredite, não somente para empresas, mas especialmente para si mesmo. Fique por dentro das novidades aqui no Cooper Gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *