5 dicas para encontrar o candidato ideal

Selecionar um candidato com o perfil ideal para uma vaga da sua empresa pode não ser uma tarefa simples, porém podemos te ajudar com algumas dicas.

Na hora de escolher um novo colaborador como parte de sua equipe, é importante levar em consideração as funções que serão exercidas. A descrição de cargos poderá lhe ajudar com o perfil do candidato, sua personalidade, pretensões e preferências. Caso não tenha a descrição de cargos, tenha uma conversa franca com o gestor da área, verificando quais as principais demandas existentes no momento, como é o clima da equipe, quais tipos de ferramentas técnicas esse profissional precisará utilizar em seu dia-a-dia, entre outros questionamentos que farão com que o perfil desejado seja traçado e, consequentemente, o processo de recrutamento e seleção seja mais assertivo.

1 – Divulgue sua vaga em diferentes meios de comunicação.

Indicação de amigos, família ou de colegas de trabalho é uma alternativa. Para divulgar sua vaga, você pode usar as redes sociais, como Facebook, Linkedin ou sites especializados. Você ainda pode recorrer às agências de emprego.

Lembre-se: seja bem claro com a descrição do cargo e o perfil de colaborador que deseja.

2 – Análise de currículo

Lembre-se de analisar o currículo baseado nas descrições de cargo. Veja se o candidato tem as qualificações que você precisa, além disso procure qualidades que o diferencie no mercado de trabalho. Procure referências sobre o mesmo, principalmente para vagas estratégicas. Outra dica é procurar o perfil do candidato nas redes sociais. As competências pessoais e técnicas são fundamentais para o sucesso da contratação. Além da formação acadêmica adequada, o candidato precisa ter outras características que são essenciais para exercer a função pretendida.

Por exemplo, um candidato à uma vaga de gerente, precisa ter uma boa comunicação interpessoal, saber liderar uma equipe, deve ter uma visão analítica e voltada para metas. Um candidato sem algumas das características acima, terá dificuldades para lidar com uma equipe ou mesmo alguém que não tenha visão estratégica poderá comprometer os resultados da empresa.

3 – Prepare-se antecipadamente para a entrevista.

Faça um roteiro de entrevista, assim você evita esquecer algo importante pertinente ao cargo. As perguntas para uma entrevista devem ser direcionadas e específicas em relação ao perfil da vaga que você busca, ou seja, se sua vaga tem um perfil de liderança, busque fazer perguntas mais estratégicas, como: “você poderia descrever uma situação em que foi necessário advertir uma pessoa?”. Explore as experiências anteriores e as habilidades adquiridas ao decorrer da carreira de cada profissional.

4 – Busque profissionais com valores comuns a empresa

Para que haja engajamento e comprometimento é necessário que o colaborador se sinta pertencente a empresa que ele representa. Isso acontecerá caso os seus valores pessoais sejam similares aos valores que a empresa preza. Com isso, conheça a fundo quais são os valores que regem a empresa que você representa e promova algumas dinâmicas com os candidatos durante o processo seletivo que permitam essa avaliação. Hoje há uma infinidade de dinâmicas de grupo e técnicas que propiciam essa avaliação.

5 – Envolva o líder no processo seletivo

É trabalho do recrutador identificar talentos, porém as rotinas diárias sempre serão conduzidas pelo líder ou gestor da área e, por isso, envolvê-lo no processo seletivo aumentam consideravelmente as chances de sucesso de sua contratação. Após as etapas de avaliação e análise de perfil, agende uma entrevista com os principais finalistas do processo e faça a mediação entre o gestor e candidato. É uma excelente oportunidade para, além de acertar em cheio no processo seletivo, desenvolver a liderança em suas habilidades também.

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