Comece 2020 buscando hábitos mais saudáveis

2020 chegou e se você nunca começou um ano jurando que vai perder peso, certamente conhece diversas pessoas com esse propósito, afinal é uma das metas de ano novo mais comuns que conhecemos. Que tal mudar um pouquinho esse objetivo em 2020? Vamos trocar o “perder peso” por “ter hábitos mais saudáveis”?!

Muitos são os benefícios de buscar hábitos mais saudáveis, o peso é apenas uma consequência disso. E quando falamos em melhorar a qualidade de vida entramos em um cenário com inúmeros atores: alimentação, exercícios físicos, saúde física e mental, autoconhecimento, realização pessoal e profissional… e uma coisa puxa a outra!

Vamos começar por aqueles itens que dependem exclusivamente de cada um de nós:

Novos hábitos na alimentação

Desculpas não faltam: “não tenho tempo”, “é mais caro e difícil de fazer”… Mas vamos parar de ver só as dificuldades e enxergar os prós. A proposta inicial não é que você vá direto para uma dieta vegetariana/vegana ou ainda com inúmeras restrições, a ideia é começar aos poucos, conhecer seu organismo primeiro.

Que tal começar eliminando frituras, substituindo por preparos mais saudáveis, como cozidos e, por que não, cru (muito mais fácil hein!). O processo de fritura faz alterações químicas no óleo, transformando-o em gordura saturada. Só essa ação já impacta no colesterol, na pressão arterial, nas gorduras abdominais, na resistência à insulina, etc.

“Não consigo ficar sem fritura!” Ok, então vamos reduzir para 2 vezes na semana?

Açúcar, o pavor de todo diabético! Mas você sabia que não só os doces têm açúcares? Sim, todo e qualquer carboidrato que você consome se transforma em açúcar no seu organismo. Os carboidratos são muito importantes, pois nos fornecem energia, mas tudo que é em excesso não é legal e, já que temos opções, vamos cortar o açúcar branco e manter, moderadamente, os carboidratos. Segura o açúcar só para o fim de semana.

Vamos ser honestos, uma fruta é bem mais barata e prática que um pacote de biscoitos ou um salgado frito, né! Dá pra levar na bolsa, não esfria, não esfarela, não encharca de óleo e é de-lí-ci-a!!!

Criando hábitos nos Exercícios Físicos

Quanto aos exercícios físicos, não precisa ser uma academia cara e mega equipada. Alguns exercícios são totalmente acessíveis. Dá para ir trabalhar a pé (pode ser parte do trajeto), trocar o elevador pela escada, ir até a padaria sem carro, jogar futebol com as crianças na rua (e ainda livrar elas dos equipamentos eletrônicos), enfim, é muita coisa possível, basta querer e estar disposto.

Reflexão

Para se manter “zen” vale ouvir uma música (ouvir uma música enquanto vai trabalhar caminhando e saboreando uma fruta, olha que boa ideia!), sentar na guia e contemplar uma bela árvore, fechar os olhos e meditar por 5 minutos (nem que seja dentro do banheiro!), ler um livro, cozinhar, etc.

O importante é você buscar um momento só seu, por mais breve que seja. Ações como essa descansam o corpo e aquietam a mente.

Opções não faltam!

Comece aos poucos, faça uma mudança gradual, não altere sua rotina bruscamente, um passo de cada vez! Quando você se der conta, a mudança já estará em você!

Vamos começar?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *